G1 - Plantão de Notícias

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

REUNIÃO ENTRE SINDIBREJO E PREFEITO DISCUTE MELHORIAS PARA OS SERVIDORES DO MUNICÍPIO

A nova diretoria do SINDIBREJO reuniu-se hoje com o Prefeito Denilsão para discutir as reivindicações dos enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Municipal.

Dentre os pontos abordados, foi discutida a necessidade urgente de reajustar os vencimentos dessas categorias, atualmente bastante defasados, absolutamente incompatíveis com a extenuante jornada de trabalho a que estão submetidos no Hospital.

O Presidente do Sindicato, Dr. Sebastião Soares da Silveira Filho, também cobrou do Prefeito a realização de laudo técnico para apurar o grau de insalubridade a que os técnicos e enfermeiros estão expostos, já que atualmente eles recebem apenas o percentual de 20% (grau médio), quando, na verdade, entendem que deveriam receber de acordo com o grau máximo (40%).

Aproveitando o ensejo, o Presidente cobrou também do Prefeito o envio de projeto de Lei à Câmara Municipal para efetivação da revisão geral anual dos vencimentos, prevista em lei para o mês de fevereiro de cada ano. Segundo Dr. Sebastião, o salário mínimo já foi reajustado em 6,78%, o que deverá ser repassado a todos os servidores que recebem vencimento básico com valor igual ao mínimo.

Todavia, o entendimento do SINDIBREJO é que, tendo em vista os baixos vencimentos dos servidores efetivos, o percentual de aumento seja superior ao aplicado ao salário mínimo, por isso foi pleiteado o percentual mínimo de 10% (dez por cento) de aumento.

Ainda na oportunidade, foram cobradas também providências no sentido de reconhecer o direito dos servidores às progressões e promoções asseguradas por lei.

O Prefeito Denilsão mostrou-se sensibilizado com atual situação, inclusive determinou a criação de uma comissão que deverá se reunir na próxima terça-feira, juntamente com representantes do SINDIBREJO e das categorias profissionais para buscar solução para as reivindicações apresentadas.

Com relação ao laudo pericial que irá determinar os graus de insalubridade, já deverá ser informada, na reunião da próxima terça-feira, a data para abertura do procedimento licitatório para contratação da empresa, devendo o sindicato, inclusive, acompanhar todos os trâmites do processo.

O Prefeito também prometeu analisar as possibilidades financeiras para concessão do percentual de 10% (dez por cento) de revisão pleiteado, devendo responder ao pedido até a próxima reunião com o sindicato.

 No encerramento da reunião, o Presidente do SINDIBREJO enfatizou para o Prefeito que as ações dessa entidade sindical permanecerão absolutamente impessoais, pautadas exclusivamente na defesa dos interesses dos servidores do município.

4 comentários:

  1. Com a nova diretoria o SINDIBREJO volta a suas origens, um sindicato de classe.

    ResponderExcluir
  2. Já é um bom começo,parabéns a nova diretoria

    ResponderExcluir
  3. Estive ai, ainda no período da gestão anterior pelo SIndute-MG, como diretor estadual participando de reunião que discutia o piso salarial nacional da educação, que o prefeito anterior não pagava aos profissionais, os quais inclusive à epoca tentaram reinvidicar com algumas paralizações pontuais. O Atual prefeito, Denilson, inclusive lá compareceu, apoiando as reinvidicações dos professores e servidores da educação.
    Contudo, me foi passado à época, que as correções de níveis e tempo de serviçõ não estavam sendo pagas, e me parecem já passado 1 ano e 4meses, já na gestão de Denilson, por sinal uma pessoa que acreditamos e podtamos fé como mprefeito, mas que não procurou alterar e resolver os equivocos da gestão e que ele com certeza já sabe quais são.
    Aproveito para parabenizar a gestão que assume o sindibrejo, mas é preciso integrar todas as forças, não só as da saude, como também as da educação entre outros setores, administrativos para lutarem pela recomposição salarial e o pagamento do PSN, que é lei aprovada desde 2008, mas ainda não cumprida por muitas prefeituras, inclusive a do Brejo.
    Portanto, acredito que, o atual presidente saberá em nome dos seus representados e com eles proceder na busca pela melhoria dos vencimentos e das condições de trabalho dos trabalhadores da prefeitura de Francisco Sá, Com uma estratégia bem montada dos dois principais setores (saude e educação), articulados numa única intensão outra história poderá e deverá ser construida e colocada em prática por vocês. Só a união faz a força.
    Prof. Donizette Lima do Nascimento, Lisboa,Portugal. Unimontes.

    ResponderExcluir